Anticorpos Monoclonais
1- O Omalizumabe é um anticorpo monoclonal, com a função de se ligar na porção Fc da imunoglobulina E (IgE), impedindo sua ligação com receptores específicos de alta afinidade presentes em algumas células, principalmente mastócitos.
Indicações:
- Na asma como step 5 (última etapa de tratamento), em pacientes com mais de 6 anos que não conseguem controle dos sintomas de forma adequada com uso de doses altas de corticosteróides inalatórios em associação com outras medicações. A dose e o intervalo de aplicação é calculado de acordo com peso e a IgE total sérica do paciente.
- Na urticária crônica espontânea, em pacientes com mais de 12 anos que permanecem sintomáticos e sem controle da doença mesmo com uso de anti-histamínicos em doses otimizadas. A dose e intervalo de aplicação, diferentemente da asma, já é pré estabelecida.
- Rinossinusite crônica com pólipos nasais em adultos. A dose é calculada de acordo com peso e a IgE total sérica do paciente.
2- O Mepolizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que atua contra a interleucina 5 humana (IL-5). É a principal citocina responsável pelo crescimento e diferenciação, recrutamento, ativação e sobrevivência dos eosinófilos.
Indicação:
- Asma eosinofílica em pacientes acima de 6 anos que se encontram no step 5 (última etapa de tratamento), com histórico de 2 ou mais exacerbações no último ano (apesar de conduta medicamentosa otimizada) e com eosinófilos (célula sanguínea) aumentados no sangue. A via de administração é subcutânea com dose e intervalo de tempo entre aplicações fixas, pré estabelecidas.
3- O Benralizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que age contra a subunidade alfa do receptor da interleucina 5 humana (IL-5Ra). Tem ainda uma ação antieosinofílica (levando a morte dos eosinófilos) por conta da ausência da fucose no domínio fc do Benralizumabe que resulta em alta afinidade do receptores (FcyRIIIA) dos natural Killer (células do sistema imunológico).
Indicação:
- Asma eosinofílica no step 5 (última etapa de tratamento), nos pacientes que apresentam 2 ou mais exacerbações nos últimos 12 meses (apesar de conduta medicamentosa otimizada) e níveis de eosinófilos (célula sanguínea) aumentados no sangue. A via de administração é subcutânea com doses fixas e intervalo de tempo entre as aplicações, a cada 4 semanas nas primeiras 3 doses, e depois a cada 8 semanas.
4- O Dupilumabe é um anticorpo monoclonal humano que age contra a subunidade alfa do receptor da interleucina 4, via de sinalização comum à duas citocinas, IL-4 e IL-13.
Indicação:
- Tratamento a partir de 6 anos de idade para dermatite atópica moderada/grave, refratária a tratamentos com corticosteróides tópicos e imunossupressores (ou que tenham contraindicação de uso) como por exemplo ciclosporina. A via de administração é subcutânea e as doses variam de acordo com idade e peso do paciente.
- Asma eosinofílica no step 5 (última etapa de tratamento), nos pacientes com 12 anos ou mais que apresentam 2 ou mais exacerbações nos últimos 12 meses (apesar de conduta medicamentosa otimizada) e níveis de eosinófilos (célula sanguínea) aumentados no sangue ou FeNO (fração exalada de óxido nítrico) elevado, e/ou que necessitem manutenção de corticosteróide oral. A via de administração é subcutânea, com uma dose de ataque mais alta, e depois redução da dose e intervalo de aplicações a cada duas semanas.
- Rinossinusite crônica com pólipos nasais em adultos. A via de adminstração é subcutânea com dose de 300mg a cada 2 semanas.